Início » Resenha: King of Thorns – Mark Lawrence
Resenha: King of Thorns – Mark Lawrence
Editora: DarkSide Books
Autor: Mark Lawrence
ISBN: 9788566636246
Edição: 1
Número de páginas: 528
Acabamento: Capa dura
Compre: Amazon
Classificação EDS: 100 de 100 pontos
Este é o meu livro favorito desta excelente trilogia, pois tudo joga contra o nosso anti-herói Jorg. As apostas são altas e as reviravoltas, perfeitas. Depois de assassinar seu tio e garantir um pequeno reino nas montanhas, o jovem Jorg agora encara um inimigo carismático e poderoso – o Princípe de Arrow -, que parece destinado a reunir o Império Destruído. A ação salta entre o presente e o passado, e nos mostra como Jorg viajou pelo império e conseguiu reunir recursos e forças para enfrentar uma batalha aparentemente impossível de ser vencida. Acompanhamos também a história pelo ponto de vista de Katherine, a mulher que Jorg deseja mais do que ninguém, e que ele está destinado a não conquistar jamais.
Apesar de Jorg continuar a ser o mais maquiavélico dos protagonistas, sem hesitação para matar, mutilar ou destruir, caso isso o ajude a alcançar seus objetivos, passamos a compreendê-lo melhor neste livro, e é impossível não torcer por ele. Ele consegue renovar e dar uma reviravolta brutal, explodindo com todas as armadilhas românticas da grande fantasia – lealdade, honra, o bem contra mal e a fé em um causa maior. Às vezes, quando você vê aquele cavaleiro branco em seu cavalo, com uma armadura reluzente e um sorriso brilhante, só quer atirá-lo no chão e dar-lhe um murro na cara dele por ser tão perfeito. Se você já teve essa sensação algum vez, Jorg é o cara.
Minhas impressões
Sei que estou atrasado com essa resenha, mas mesmo assim vale à pena fazê-la. O trabalho do livro como sempre é primoroso. A capa dura, as contra capas pretas e a tipografia são incríveis, mas vou parar de falar disso senão vocês vão achar que é puxação de saco da DarkSide. Porém o trabalho deles é incrível =]
Esperei ansiosamente o lançamento do King of Thorns, tanto que comprei na pré venda da Saraiva (que por sinal me decepcionou alterando a data de lançamento, colocando a culpa na editora, alterando data de entrega e vários outros problemas que eles não admitiram), até que chegou. Deixei de lado o que eu estava lendo, pois Jorg exige toda a atenção.
Finalmente ele toma posse de algo que é de direito dele, o reinado de seu tio, vingando em partes a morte de sua mãe e irmão. Mas Jorg tem uma pré disposição incrível pra problemas. Ele atraí problemas como ele mesmo fala.
Nesta continuação ele já está com 18 anos, porém o livro alterna entre o tempo atual e quatro anos atrás quando finalizou o outro livro. É perceptível que ele amadureceu e se tornou um pouco mais sensato, nem tanto, mas tudo bem. Nesse meio tempo ele precisa enfrentar um grande problema que é a própria consciência dele que não o deixa esquecer algo terrível que ele fez (sim, algo que nem ele teria coragem de fazer e que eu não vou falar claro).
Algo que é inevitável eu contar é que ele vai conhecer uma parte de sua família e no meio do caminho pra lá acontecem alguns sérios problemas. Nada é fácil no caminho dele.
Nessa alternância de tempo, passado e presente, conhecemos um dos empecilhos no caminho de Jorg para se tornar um imperador, o rei de Arrow. Conhecido por sua bondade e misericórdia ele é um grande candidato ao cargo de Imperador e tem seu destino predestinado por diversos videntes, o que leva Jorg a desconfiar. Bom, como vocês sabem que Jorg anseia por ser Imperador é claro que eles vão se enfrentar. A única coisa que posso falar disso é que Jorg continua sendo afiado pra ca#$%@. Você fica imaginando como pode um garoto de dezoito anos ser tão astuto. Sun Tzu ficaria extremamente orgulhoso desse garoto.
Enfim, antes que eu me empolgue e conte algo importante. A continuação da saga é incrível. Não deixa nada à desejar do que já vimos no primeiro livro. A única coisa que eu questionaria é que tem pouco sangue nesse livro rs, é um gosto pessoal, mas ok. De qualquer forma recomendo efusivamente que você leia a continuação, só um louco pra não ler a continuação. Afinal, Jorg exige toda sua atenção =)
Até!