Início » Resenha: A Lista Negra – Jennifer Brown
Resenha: A Lista Negra – Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Autor: Jennifer Brown
ISBN: 9788565383110
Edição: 1
Número de páginas: 256
Acabamento: Brochura
Compre: Amazon
Classificação EDS: 100 de 100 pontos
Abril. Um mês que, inevitavelmente, será sempre lembrado pelo horror de massacres ocorridos em escolas por jovens: 20 de abril de 1999, Columbine, Estados Unidos; 26 de abril de 2002 , Erfurt, Alemanha; 16 de abril de 2007, Virginia Tech, também nos EUA; e 7 de abril de 2011, Realengo, Brasil. Além desses, muitos outros já ocuparam os noticiários do mundo inteiro, chocando pela violência com que jovens assassinam seus próprios colegas. É com um noticiário como esse que o romance A lista negra abre suas páginas. Lançado agora no Brasil pela Editora Gutenberg, a obra Jennifer Brown é uma ficção que mergulha no mundo juvenil repleto por situações marcadas pelo bullying, preconceito e rejeição.
Essa é a história de Val e Nick. Eles são dois adolescentes que se conhecem no primeiro ano do ensino médio e se identificam de imediato. Val convive com pais ausentes, que brigam o tempo todo e só criticam suas roupas e atitudes. Nick tem uma mãe divorciada que vive em bares atrás de novos namorados. Os dois são alvo de bullying por parte de seus colegas do Colégio Garvin. Nick apanha dos atletas e Val sofre com os apelidos dados pelas meninas bonitas e populares. Ambos compartilham suas angústias num caderno com o nome de todos e tudo que odeiam, criando um oásis, um local de fuga, um momento de desabafo, pelo menos para Val. Já Nick não encara a lista e os comentários como uma simples piada…
Minhas impressões
O que esperar de um livro infanto-juvenil? Eu particularmente sempre espero a mesma coisa: adolescentes que enfrentam problemas de relacionamento com amigos e familiares, o clichê amor adolescentes que sempre termina em beijos intensos e um bom final feliz. Porém, A Lista Negra me mostrou outra vertente do gênero infanto-juvenil, uma vertente mais dramática, onde nem tudo termina em um simples final feliz.
Em A Lista Negra, Jennifer Brown conta a história de Valerie, uma menina que por sofrer algumas provocações na escola criou uma lista com o nome das pessoas e coisas que ela queria que não existissem mais. O que Valerie não esperava, era que seu namorado Nick levasse a lista tão a sério e que as reações dessa ação tomada por Nick acabassem prejudicando tanto a sua vida.
Namorar Nick era como uma válvula de escape para Valerie. Por sofrerem as mesmas provocações na escola Val e Nick se aproximam ainda mais e é completamente confortável para ambos namorar alguém que passe pelos mesmos problemas. Porém, quando estamos envolvidos vemos o que queremos e é exatamente o que acontece com Val em relação a Nick, pois ela o enxerga como a melhor pessoa do mundo, o que talvez ele não seja.
Durante toda leitura a autora constrói e desconstrói a imagem de Nick. Enquanto esta com Valerie, ele é aquele garoto gentil, educado e que adora Shakespeare, quando não está com Valerie ele torna-se um garoto completamente amargurado, sem amor no coração, uma pessoa completamente fria.
Valerie é uma personagem encantadora, e ler a história sob o seu ponto de vista é ainda mais interessante, porque somente ela sabia o que era ser considerada estranha, quando o que mais queria era ser uma garota normal.
Além de tratar sobre o bullying, a autora também nos enche de problemas familiares enfrentados tanto por Valerie quanto por Nick. Nesse ponto do livro pensei: puts,vai cair na mesmice…, porém fui completamente surpreendido por uma densidade de sentimentos que nunca senti na vida.
O livro por inteiro me deixou impressionado. A história, os personagem, o trecho dos jornais que iniciam todos os capítulos, tudo, praticamente tudo. Jennifer desenvolveu muito bem o livro. Desde o inicio me deu vontade de ler mais e mais. A lista negra é sensacional e é claro que é recomendável para todas as pessoas.