Ícone do site Estante dos Sonhos

Resenha: O Último Reino – Crônicas Saxônicas – Livro 1 – Bernard Cornwell

Editora: Record
Autor: Bernard Cornwell
ISBN: 8501073520
Edição: 1
Número de páginas: 364
Acabamento: Brochura
Compre: Amazon
Classificação EDS:  100 de 100 pontos

“O Último Reino” é o primeiro romance de uma série que contará a história de Alfredo, o Grande, e seus descendentes. Aqui, Cornwell reconstrói a saga do monarca que livrou o território britânico da fúria dos vikings. Pelos olhos do órfão Uthred, que aos 9 anos se tornou escravo dos guerreiros no norte, surge uma história de lealdades divididas, amor relutante e heroísmo desesperado. Nascido na aristocracia da Nortúmbria no século IX, Uthred é capturado e adotado por um dinamarquês. Nas gélidas planícies do norte, ele aprende o modo de vida viking. No entanto, seu destino está indissoluvelmente ligado a Alfred, rei de Wessex, e às lutas entre ingleses e dinamarqueses e entre cristãos e pagãos. “O Último Reino” não se resume a cenas de batalhas bem escritas e reviravoltas cheias de ação e suspense. O livro apresenta os elementos que consagraram Cornwell: história e aventura na dose exata. Uma fábula sobre guerra e heroísmo que encanta do início ao fim.

Minhas impressões

Comprei o box das Crônicas Saxônicas com os seis livros mais ou menos uns dois anos atrás e desde então estava fechado. NUnca tinha ouvido falar se era bom ou não, mas mesmo assim comprei. Comecei a ler e como estava de férias, terminei em vinte e quatro horas. Direto, sem dormir! O livro é excelente!

Acompanhamos a vida de Uthred. No início do livro um garoto, filho de um nobre da Nortúmbria, dono das terras de Bebamburg. De início não esperava muito do livro, mas me enganei (ainda bem).

Não vou falar de datas, pois minha memória é péssima, mas a história começa a ficar frenética quando os primeiros navios Dinamarqueses aparecem no litoral de Bebamburg. Os Dinamarqueses eram temidos naquela época por sua perícia em guerra e como eram brutais em batalhas. Os ingleses estavam certos em temer.

Pulando fatos importantes na história, Uthred passa a ser um escravo. Seu senhor é o earl Ragnar, uma espécie de nobre para os Dinamarqueses. Como Uthred é muito jovem, ele acaba se afeiçoando ao earl e até mesmo a andar com seus filhos e se considerando um Dinamarquês.

O único conselho que Uthred carregou de seu pai foi: “Olhe e aprenda”. E ele aprendeu muito bem…

Novamente pularei alguns fatos pra contar na verdade minha experiência com o livro.
O livro 1 é justamente aquele tipo de livro que você xinga os inimigos do protagonista, grita com o personagem principal, torce pra que ele consiga vencer, ou então conseguir a tão esperada vingança. Em alguns momentos eu tive tanta raiva do que faziam com Uthred que tinha que parar de ler um pouco pra me acalmar e voltar a ler de novo =)

Enfim, a série já me conquistou. Tanto que já li o segundo livro. O autor consegue mesclar muito bem fatos históricos com ficção, o que deixa a trama maravilhosamente bem escrita, além de ajudar a conhecer um pouco mais da história real. As batalhas são bem detalhadas e em nenhum momento o livro se torna maçante. Recomendo muito a série. Logo, logo, posto a resenha do segundo livro.

ps: A capa brasileira é bem melhor ;]

Até =)

Compartilhe este link para ganhar pontos