Ícone do site Estante dos Sonhos

Resenha: O Coração dos Heróis – David Malouf

Editora: Leya
Autor: David Malouf
ISBN: 9788580442922
Edição: 1
Número de páginas: 256
Acabamento: Brochura
Compre: Amazon
Classificação EDS:  60 de 100 pontos

A batalha entre gregos e troianos não termina em chamas. Existe sofrimento, tristeza e redenção no coração dos guerreiros. Quando todos acreditavam que as chamas que engoliam Troia eram o pior a se esperar, eis que Aquiles, possuído pelo desejo de vingar a morte de seu tão estimado Pátroclo, mata Heitor e arrasta seu corpo durante onze dias em sua carruagem, perto das muralhas da cidade. Nenhum grego – ou troiano ousa impedir o feito, a não ser o pai de Heitor, Príamo, rei de Troia, que precisa se despir de seu orgulho e grandeza e se dirigir ao território inimigo a fim de resgatar o corpo do filho. Um poderoso romance sobre a guerra de Troia, em que os humanos são muito mais que joguetes nas mãos dos deuses e no qual os sentimentos disputam acirradamente o domínio sobre o coração de cada grande guerreiro em campo de batalha.

Minhas Impressões

A lembrança do que já foi um dia vai se esvanecer na mente de uma geração que, por toda a vida, não conhecerá nada além do caos e da barbárie.

Por mais que o resumo acima esteja bem completo, O Coração dos Heróis remonta uma história “real” (não comprovada) de algo que vimos muito, principalmente depois do filme com o Brad Pitt, porém o livro se ateve mais a um ponto específico: A dor do pai de Heitor e sua luta para recuperar o corpo.

Dei 3,5 de nota, pois a narrativa usada pelo autor é extremamente cansativa no primeiro capítulo, mas no segundo capítulo é como se outra pessoa assumisse o livro e passasse a escrever. O autor descreve muito bem os sentimentos passados pelos personagens (o que pode chatear alguns leitores menos assíduos), mas isso não é um demérito. Pra quem gosta realmente dessas histórias que remontam tempos de mitologia vai gostar do livro, porém deve-se ler quando se esta sem sono, pois o livro pode cansar.

No final das contas (tirando os pontos negativos), o livro traz uma escrita que lembra o modo grego de escrever. Ele traz a sensação de uma guerra emocional entre os dois lados. Não somente o Aquiles guerreiro e troglodita, exímio lutador e Heitor como herói e sim conflitos mais íntimos de um rei em sua austeridade tendo que se rebaixar a um mero “humano” para resgatar o corpo de seu filho que é humilhado a cada dia por Aquiles.

O livro faz repensar alguns pontos de vista sobre as guerras que travamos ainda hoje e sobre alguns pontos pessoais vistos dia-a-dia numa sociedade “civilizada”.

Enfim, o livro é bom, porém não recomendaria para alguém que não tem gana por ler =/

Photo by Macu ic on Unsplash