Ícone do site Estante dos Sonhos

Resenha: A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra – Robin Sloan

livraria-24-horas-mr-penumbra-estante-dos-sonhosEditora: Novo Conceito
Autor: Robin Sloan
ISBN: 9788581630236
Edição: 1
Número de páginas: 288
Acabamento: Brochura
Classificação EDS:  100 de 100 pontos

A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo.
Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…

Minhas impressões

Confesso que pelo título (A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra) não fiquei curioso com o livro, a capa era linda, mas seguindo o velho ditado de não julgar pela capa deixei passar a pré-venda. Depois de uma semana ainda em pré-venda li o primeiro capítulo. Aí tudo mudou! Aproveitei que tinha acabado de comprar o e-Reader Kobo (que por sinal é ótimo) e comprei o ebook. Li em dois dias!

O livro começa tímido, contando a história de Clay e a depressão financeira que se abateu no mundo. Desempregado ele passa a procurar emprego em qualquer lugar. Em uma de suas andanças acaba encontrando um anúncio de emprego para balconista em uma pequena livraria. Como não era necessário experiência ele resolveu arriscar.

Uma vez contratado ele passa a trabalhar no turno da noite e percebe que aquela não é uma livraria comum. Não tem livros da moda e outro detalhe, os clientes também não são nada comuns. Curioso Clay começa a tentar entender o que esta acontecendo ali. E como diz o dita: quem procura acha! Começa então uma trama cheia de suspense, tecnologia e outras coisas que deixam os nerds loucos para ler este livro =)

O livro é incrível, tem pontos de vários universo que nos unem. Livros, tecnologia, ebooks, mistérios, história do design, entre outros. É interessante ver tudo isso junto harmonicamente. O texto é tão fluído que você não percebe que chegou ao fim do livro e fica ansiando por mais. É levantado uma leve discussão sobre os livros impressos, versus ebooks. Alguns personagens são contra o uso de ebooks, enquanto o personagem principal, defende o uso de ambos.

Enfim, recomendo a leitura, é muito interessante ver os mundo que citei acima interagindo entre si, além de ter aquele suspense que você passa o livro inteiro tentando descobrir antes do protagonista. Se você tiver aquele conhecido que não curte ler, recomende este, ele vai se interessar e acabar lendo rapidamente =]

Pra quem quiser descobrir mais sobre o livro, assista o Hangout com o autor: