Ícone do site Estante dos Sonhos

Resenha: Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Editora: Rocco
Autor: Suzanne Collins
ISBN: 9788579800245
Edição: 1
Número de páginas: 400
Acabamento: Brochura
Compre: Amazon
Classificação EDS:  100 de 100 pontos

Jogos Vorazes é um romance de ficção científica para jovens adultos escrito por Suzanne Collins.
Foi originalmente publicado em 14 setembro de 2008 pela editora Scholastic, nos Estados Unidos. Já no Brasil o lançamento foi só em setembro de 2010.
Ele apresenta Katniss Everdeen de dezesseis anos, que vive em um mundo pós-apocalíptico no país de Panem onde costumava ser os Estados Unidos e onde poderosos governantes detém o poder em uma cidade central chamada de Capital.
No livro, os Jogos Vorazes são um evento anual na televisão, onde a Capital escolhe um menino e uma menina de cada distrito para lutar até a morte. Os Jogos Vorazes existem para demonstrar que nem mesmo as crianças estão acima do poder da Capital.

Minhas Impressões

Fiquei sabendo desse livro pela minha amiga Pâmela do blog Sonhe com Livros. A princípio fiquei temeroso de largar O Vampiro Armand da Anne Rice pra ler esse livro que todos estavam falando.
Comprei o livro e comecei a ler na volta pra casa, quando percebi falei: “- Ei! Perai, já li trinta páginas!”.

O livro começa bem tímido em sua história contando sobre o dia-a-dia de Katniss Everdeen. Logo a trama passa a se desenvolver e conhecemos Gale, um “amigo” dela. Katniss é a filha mais velha e tem que prover alimento em sua casa a cada dia, coisa que não é nada fácil no distrito 12.

Então é chegado o dia da Colheita, onde ela prova sua coragem e acaba conhecendo Peeta, o menino da padaria. Levada para a Capital, Katniss recebe um tratamento de princesa, porém esse tratamento exige seu preço. Que preço é esse? Vocês saberão na Arena.

Prepare-se, porque a partir daqui você perderá horas de sono =)!

Abençoada por sua experiência, Katniss se mostra uma exímia sobrevivente, mas mesmo assim desprotegida. A cada tiro de canhão que ela ouve, é um passo mais próximo de casa. Na Arena, todos os sentimentos vem à tona, até, traição… Sagaz e com ajuda de uma aliada, Katniss bola um plano e consegue por tempo suficiente superar os carreiristas por tempo suficiente para pegar sua arma. Agora sim, ela está completa, ou como diria Cinna: “- Katniss, A Garota Quente”.

Neste momento eu percebo que não estou respirando. Quando volto a respirar continuo a leitura…

Com o plano montado Katniss está quase certa de que cumprirá a promessa que fez à sua irmã; voltar sã e salva, mas as regras mudaram! Começa então uma corrida para encontrar Peeta e garantir que ele viva por tempo suficiente. Sentimentos que não deviam existir afloram na arena.

Mas como eu disse, nada na Arena é simples. Eles estão a dois passos de vencer, mas um inimigo inesperado entra no caminho obrigando Katniss a provar toda sua força, mas novamente, as regras mudaram! Pressionada, ela toma uma atitude desesperada e obriga a Capital a voltar atrás com sua palavra.

Respiro novamente e continuo a Ler…

Aliviada, Katniss se engana ao achar que tudo acabou.

– Katniss… No momento em que você pegou aquelas amoras, o que se passava em sua cabeça?
– Não sei, eu simplesmente… não consegui suportar a ideia de… viver sem ele

Ação, suspense, romance. Tudo isso misturado e um pouco de falta de ar é como eu definiria esse livro. Recomendo!
Os jogos vorazes nunca acabam!

Caso você não se importe com spoilers leia o resumo feito pelo Rhod!

[spoiler] Katniss Everdeen é uma jovem de 16 anos que mora no Distrito 12, o distrito mais pobre de uma país que se chama Panem, país esse que ocupa no futuro o que era a região da América do Norte. Quando ainda era uma criança ela perdeu o pai e de certa forma sua mãe devido uma explosão nas minas de carvão onde seu pai trabalhava, com a morte do marida a mãe de Katniss entrou em um estado de depressão profunda obrigando a jovem a se responsabilizar pelo sustento de ambas e de sua irmã mais nova, Prim.

Antes de falecer seu pai a ensinou como usar um arco e flecha nas florestas ao redor do distrito 12, apesar de ser ilegal é a única saída que ela encontra para manter sua família e a si vivas. Durante uma de suas caçadas ela conhece Gale, um jovem da mesma idade e com as mesmas responsabilidades quanto ao sustento do lar, que acaba se tornando seu melhor e único amigo.
Uma vez por ano são sorteados dois nomes por distrito, chamados de tributos, um menino e uma menina com idades entre 12 e 18 anos para “participarem” dos Jogos Vorazes.

Os Jogos Vorazes são uma punição e um reality show que visa entreter os habitantes da Capital e lembrar aos habitantes dos 12 distritos de sua rebeldia passada contra a Capital e de sua derrota. Os 24 tributos devem se apresentar e participar de uma matança mutua em ambientes inóspitos até que apenas um sobreviva e se torne o ou a campeã dos Jogos Vorazes.

No dia em que é feito o sorteio dos nomes no distrito 12 Primrose Everdeen é selecionada, para seu desespero e de sua irmã, que apesar do grande choque consegue articular palavra e se oferecer como tributo no lugar da irmã de apenas 12 anos. Em seguida o nome de Peeta Mellark é chamado ao palco como tributo, para consternação de Katniss que se sente em divida com o filho do padeiro desde um dia chuvoso onde não tendo o que comer, recebeu indiretamente dele alguns pães que alimentaram sua mãe e também sua irmã.

Ambos são levados para a Capital e preparados junto com outros tributos para o início dos Jogos, nessa fase eles são apresentados como celebridades, são alimentados como nunca puderam ser, recebem roupas novas e extravagantes, são acomodados em aposentos limpos e acolhedores e recebem um modesto treinamento, que vai de camuflagem e preparo de armadilhas ao manuseio de espadas, lanças e flechas.

Durante todo esse processo eles são orientados por Haymitch Abernathy, o único campeão que o distrito 12 teve, Effie Trinket, representante da Capital que sorteia os tributos e dois estilistas, Portia e Cinna. Sendo que Haymitch será seu mentor durante os Jogos e o responsável por angariar patrocinadores que no decorrer da disputa poderão enviar itens que ajudem o seu tributo a sobreviver. Ao termino dessa preparação um a um eles devem apresentar aos idealizadores dos Jogos e aos patrocinadores em potencial suas melhores habilidades afim de tirarem boas notas e se destacarem dos demais participantes. Uma segunda estratégia é usada pelo distrito 12, é inspirada a ideia de que Peeta e Katniss estariam apaixonados, sendo amantes desafortunados pelo destino.

Na arena Katniss tenta de todas as formas sobreviver aos perigos impostos como a falta de água, de alimentos, as alianças feitas entre os tributos mais fortes denominados como carreiristas que inclui Peeta e a falta de seu arco e flecha, que daria a ela uma enorme chance de vencer os Jogos. No decorrer da disputa Katiniss sobrevive a todas as dificuldades, recupera seu arco e faz uma aliança com Rue, tributo do distrito 11, que a lembra muito sua irmã Prim. Num confronto com os demais tributos ela recebe a ajuda de Peeta que acaba por salvar sua vida e confrontar Cato, tributo do distrito 2 deixando a confusa, pois ela não sabe se a união entre ele e os carreiristas foi verdadeira ou apenas uma encenação.

Quando as regras dos Jogos são alteradas dizendo que dois tributos podem ser campeões desde que sejam do mesmo distrito, Katniss sai a procura de Peeta em busca de ajuda e afim de tirar suas dúvidas sentimentais com relação a ela. Ela o encontra gravemente ferido na perna graças a Cato que o atacou depois que Peeta a ajudou, agora ela tem que cuidar dele e deixa-lo forte novamente para o confronto final com os carreiristas restantes para enfim voltar para casa e para sua irmã.
[/spoiler]