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Resenha: Delivery Happiness – No caminho do lucro e da paixão – Tony Hsieh

Editora: Thomas Nelson
Autor: Tony Hsieh
ISBN: 9788578601485
Edição: 1
Número de páginas: 304
Acabamento: Brochura
Classificação EDS:  90 de 100 pontos
Compre: Amazon

Tony Hsieh é um empreendedor nato que em seus momentos de tédio tentava encontrar maneiras de inovar em seus negócios. Começando com um minhocário na infância até se tornar um bilionário aos trinta e poucos anos, Tony desenvolveu técnicas revolucionárias (e algumas vezes bem loucas) para satisfazer seus clientes e sua equipe, e lucrar mais – e em menos tempo – do que com as velhas fórmulas que regem grandes empresas. O que dizer de uma empresa em que o chefe paga dois mil dólares para os candidatos desistirem do treinamento se não estiverem satisfeitos? E, ainda, em que o mesmo chefe resolve pendengas de clientes? Bem vindo à Zappos, uma empresa on-line que vende sapatos e entrega felicidade. Aqui o lema “o cliente em primeiro lugar” é realmente colocado em prática: do empacotador ao CEO, na Zappos todos trabalham – literalmente – no serviço de atendimento ao cliente. Se você está tentando uma mudança radical no SAC de sua empresa, pode parar tudo e começar a pôr em prática a cultura empresarial que Tony desenvolveu e agora revela neste livro divertido e inspirador. Para o autor, todo o seu negócio está atrelado à busca da felicidade para ele mesmo, sua equipe e seus clientes.

Minhas Impressões

Comecei a ler esse livro como uma recomendação de um livro pro trabalho, mas logo acabei percebendo e o livro era mais que uma receita de bolo de mais um administrador bem sucedido. O autor nos mostra desde o início o seu “dom” de administração aliado à criatividade criando sucessos desde cedo.

Tive sorte ao ler esse livro uma vez que a história da Empresa que eu trabalho é muito parecida com a história principal do livro. O livro foca no que realmente importa em uma empresa, as pessoas. É claro que o fluxo de caixa, o lucro tem de existir, mas você vai vendo durante a leitura que isso anda de mãos dadas com o bom tratamento das pessoas que envolvem a empresa. Além do fato de que não importa como você é e sim quem você é.

Nunca devemos nos contentar com ‘suficientemente bom’, porque bom é inimigo do ótimo, e nosso objetivo não é nos tornarmos apenas uma grande empresa, mas nos tornarmos a melhor empresa de serviços no mundo.

Tony, o autor, foca totalmente o livro no assunto pessoas e mostra que os valores de uma empresa é o que define o futuro dessa empresa. Uma cultura subjetiva sempre vai existir, mas você definir em palavras a cultura que a empresa preza e demonstrar em atos que a empresa realmente seguirá os valores estipulados, é algo totalmente inesperado para as pessoas envolvidas. Ele denota muito em seu livro que o senso de parceria tem que estar acima do ganha-ganha e sim baseado no companheirismo e na honestidade (isso mesmo com fornecedores). Uma vez implantado a cultura e essa sendo aplicada dia-a-dia na empresa é perceptível a mudança dentro e fora da empresa.

O autor instiga diretamente o leitor a mudar alguns conceitos. O mais interessante do livro é que ele não é só direcionado à donos de empresas, administradores e afins, mas também ao funcionário não importando seu cargo.

Pergunte a si mesmo; Como você pode fazer o que está fazendo com mais eficiência? Como o seu departamento pode se tornar mais eficiente? Como a empresa como um todo pode se tornar mais eficiente? Como você pessoalmente pode ajudar a empresa a se tornar mais eficiente?

Enfim, o livro é um excelente “manual” e todo ambiente corporativo devia ter suas cópias. Recomendo!