Resenha: Circo Mecânico Tresaulti – Genevieve Valentine

/Editora DarkSide Books/Resenhas/

Editora: DarkSide Books
Autor: Genevieve Valentine
ISBN: 9788566636802
Edição: 1
Número de páginas: 320
Acabamento: Encadernado
Classificação EDS: 100 de 100 pontos
Compre: Amazon

“O Circo Mecânico Tresaulti é uma história que aborda os sentimentos humanos mais profundos, que traz esperança e lealdade, mas também é inundada por corações ambiciosos e cheios de ilusões, onde pessoas vivem no próprio limite da sobrevivência. É uma história que fala, sobretudo, sobre a árdua busca de recomeços – JULIANA FIORESE”
“As ilustrações ao longo das páginas atiçam a imaginação e intensificam a sensação de sentir-se imerso na ambientação sombria, soturna e, contraditoriamente, reconfortante, em meio a um mundo às avessas – BOOK ADDICT”

Minhas impressões

Geralmente quando termino um livro corro para fazer a resenha dele e poder passar o máximo possível de informações sobre o livro e o que ele representou pra mim e etc. Já deve ter completado um mês que li este livro, mas desde que terminei eu tinha certeza que não precisava correr para fazer a resenha, pois ele ficaria na minha memória.

Namorava o livro já há algum tempo, pois a edição feita pela DarkSide estava linda, mas estava tentando como todo bom leitor, terminar os livros que eu tinha pra ler antes de comprar outros. Não preciso nem dizer que não consegui fazer isso, certo?

Por mais que a sinopse oficial do livro entregue uma parte importante da história, você ainda fica imaginando qual a linha que o livro vai seguir. Quando digo linha é basicamente padronizando o que temos de obras hoje em dia (pós apocalíptico, fantasia, romance juvenil boring, etc). A premissa do livro para simples, você é apresentado a um circo como qualquer outro, com homens fortes, malabaristas, trapezistas, entre outros, porém conforme as páginas vão passando você vai vendo que não é tão simples assim e justamente por não ser simples assim fica ao encargo da imaginação você formar os caminhos anteriores da história que culminaram naquela situação.

Estou sendo realmente vago ao falar da história do livro ou das características dos integrantes do circo, pois isso acabaria estragando a magia do livro.

Falando da experiência em si de ler O Circo Mecânico Tresaulti eu posso dizer que eu não lembro qual o último livro que eu li que mexeu tanto com minha imaginação quanto este. Não sei se pelo fato de ser um livro com um circo como tema principal, mas sei que é muito bom você se pegar imaginando como tal personagem é e principalmente o que vai acontecer na página seguinte, ou como será o final do livro.

Claro que eu sei que um dos principais objetivos de um livro é estimular nossa imaginação, mas nesta obra o autor conseguiu fazer com que a construção das imagens, das situações e dos personagens dependessem totalmente da imaginação de quem lê. E isso é bem difícil de fazer. As gravuras entre os capítulos, que são lindas por sinal, ajudam a formar uma ideia, mas no fim das contas ainda depende de você.

O enredo é bem dinâmico, então se prepare para ler de uma tacada só.

Enfim, o livro é excelente. Não vou recomendar para estimular a imaginação de uma criança, pois algumas partes não são próprias para tal, mas se você está buscando um livro pra se distrair (principalmente um livro que te faça esquecer da voz irritante da tiazianha que passa os quarenta minutos da viagem do ônibus no telefone atrás de você! ), esse é o livro!

Até mais.