Resenha: Stephen King – Coração Assombrado – A Biografia – Lisa Rogak

/Editora DarkSide Books/Resenhas/

Editora: DarkSide Books
Autor: Lisa Rogak
ISBN: 9788566636147
Edição: 1
Número de páginas: 328
Acabamento: Encadernado
Classificação EDS:  100 de 100 pontos

Stephen King completa 70 anos no próximo dia 21 de setembro de 2017 e para celebrar em grande estilo a DarkSide® Books relança neste mês de aniversário a biografia do mestre numa edição especial para colecionadores.STEPHEN KING ― A BIOGRAFIA: CORAÇÃO ASSOMBRADO foi um dos primeiros títulos lançados pela DarkSide®, em 2013, e a edição original estava esgotada. Mas, como o próprio King diria: às vezes eles voltam!Todos os fantasmas e os segredos do autor de O Iluminado e It: A Coisa são revelados mais uma vez. Aproveite, quem é fã de verdade não pode perder esta nova edição, aprovada pelo mestre, que também comemora os 5 anos da DarkSide®.

Pois bem, começando a falar pela capa do livro. Sinceramente eu gostaria de dar um abraço na pessoa que criou. Na verdade na equipe da DarkSide que criou a arte do livro, pois tanto o encadernamento, quanto a tipografia, folhas e capas internas ficaram estupendas! Dá gosto de você guardar um livro desse na sua estante. Um trabalho tão bom quanto a capa, é o conteúdo. A autora conta desde a infância difícil de King, o tenro momento que definiu se King se tornaria ou não um escritor e a fase do sucesso.

King teve uma infância bem difícil como falei. Abandonado pelo pai, foi criado por sua mãe solteira, junto com seu irmão. Mesmo não tendo muito, o garoto mostrava uma fome insaciável por livros e desde pequeno um interesse por filmes de terror. Algo que achei crucial na criação desse autor que conhecemos hoje, foi o incentivo da mãe de King, mesmo sem saber. Como King gostava bastante das histórias que lia, ele pensou em escrever uma própria e mostrar para sua mãe. A mãe adorou e prometeu 25 centavos por cada história que ele escrevesse.

Pulando uma boa parte da história (também para não dar mais spoilers do que já dei), King começa sua faculdade no Maine e conhece lá sua esposa. Nesse meio tempo, King passa a enviar contos para revistas masculinas do EUA e passa a receber por cada conto. Um episódio que achei super importante, até emocionante, foi quando King e Tabby (sua esposa) estavam com sua filha doente e precisavam de dinheiro para comprar remédio. King ainda não havia conseguido vender uma de suas histórias e não tinha dinheiro pra comprar o remédio. Ao chegar em casa ele viu na sua caixa de correio uma carta. Era o pagamento de um de seus contos! Com isso ele conseguiu comprar o remédio de sua filha =).

Foi nesse ponto que ele percebeu que daria certo. Que ele poderia seguir sua carreira, seu sonho.

Como falei um pouco mais acima, todo fã procura conhecer da vida de seu ídolo, saber se ele faz coisas normais que um ser humano faz e isso fica bem claro na biografia também. Enquanto de um lado há uma demanda gigantesca de pessoas querendo saber da vida de King, do outro há uma família que anseia privacidade. E por desejar essa privacidade King manteve sua vida simples, ajudando diversas pessoas com suas ongs.

Outra coisa que sempre se pergunta para um escritor é “como você faz para escrever seus livros?” e King conta como. Ele sempre fala que “se você escrever uma página por dia, no final do ano você terá um romance”. King também fala de sua inspiração, que é simplesmente seus medos. Ele sempre pegou seus próprios medos e escreveu sobre eles na esperança de que isso os fizessem sumir. Eu que as vezes me meto a escritor, tenho alguns contos escritos, adorei a dica dele e passei a aplicar isso aos meus contos. Quem sabe um dia eu não chegue aos pés dele (aham).

A sinceridade dele enquanto seus erros também é incrível. Após ele conseguir vencer a dependência química e alcoólica, ele nunca escondeu isso e usou como exemplo para que outras pessoas não caíssem no mesmo erro. E pensar que houve diversos acidentes com ele que poderiam ter tirado o escritor do mundo dos vivos…

Enfim, já falei demais. O trabalho da autora foi primoroso. Os detalhes bem dispostos e as referências no final do livro de cada citação foram incríveis. Só com o livro você consegue descobrir diversas outras curiosidades sobre o autor que tanto gostamos. Esse livro também foi o primeiro que li da editora DarkSide e me conquistaram pelo cuidado com o livro, além de ter os livros do gênero que eu mais gosto. Se eu pudesse colocava 10 estrelas na classificação.

Até a próxima =)

Photo by Tertia van Rensburg on Unsplash