Resenha: Extras – Scott Westerfeld

/Editora Galera Records/Resenhas/

Editora: Galera
Autor: Scott Westerfeld
ISBN: 9788501091338
Edição: 1
Número de páginas: 416
Acabamento: Brochura
Classificação EDS:  100 de 100 pontos

No quarto livro da série, “A Era da Perfeição” ficou no passado. A libertação promovida graças aos esforços de Tally Youngblood deu fim a uma cultura onde a beleza e as modificações cerebrais, que transformavam todos em avoados, eram a base do sistema. Nesse novo mundo onde Aya Fuse – não apenas uma Feia de 15 anos, mas uma Extra – tenta sobreviver, existe uma coisa muito mais importante e poderosa do que a beleza: a fama. Ocupando o 451.611º lugar em uma tabela que mede a popularidade das pessoas, Aya é só uma Extra nesse complexo sistema social. Mas a descoberta de um grupo de misteriosas meninas que se arriscam a surfar em trens magnéticos pode ser a oportunidade perfeita para alcançar o seu lugar no topo. Uma matéria tão boa que irá despertar o interesse de todo mundo, incluindo alguém há muito desaparecido.

Minhas impressões

Para todos aqueles que me escreveram para revelar a definição secreta da palavra ‘trilogia’.

Scott Westerfeld começa o livro a partir da última lembrança do livro Especiais, a “Libertação”. Em uma nova cidade, como novos rostos, Aya Fuse tenta alcançar seu irmão mais velho em reputação e assim ganhar méritos para o resto de sua vida.

Em uma cidade onde ser popular é a mais nova regra, não existem limites para seus moradores. Viciados em cirurgias, pixelados, arautos da fama, neurogourmets, honestos radicais e as Ardilosas complementam este cenário pós apocalíptico e agora livre do controle dos governos.

Quando comecei a ler o livro, nas primeiras páginas achei que veria novamente uma história de traição e arrependimento tal qual a Tally (se você não leu os livros anteriores desculpe. Aliás se você não leu os anteriores não deveria ler este rsrs), porém vi que a história é muito mais que isso.

Aya Fuse lembra muito Tally YoungBlood em sua astúcia e sagacidade. Corajosa, na verdade pendendo mais pro lado de ambiciosa, Aya se infiltra num grupo pra descobrir quem são, mas logo vê que sua matéria pode render muito mais do que isso.

Assim como em seus outros livros, o autor imprime no leitor um conceito de política muitas vezes impetrado em nós que nem percebemos e a crítica feita pelo o autor passa subliminarmente pelas páginas dos livros e logo nos vemos comparando coisas do livros com muito do que vivemos hoje. Vou fazer só alguma comparações, fama, youtube, cientistas ambiciosos… Por fim o livro consegue se diferenciar da trilogia e mostrar ao leitor que sentiu falta de mais história depois do livro Especiais que existe um universo muito maior a ser imaginado com a história.

Excelente livro, capa perfeita como todos os outros, edição e fonte sensacional! Vale a pena!

ps: Percebeu que quando o livro é muito bom minhas resenhas ficam pequenas? É pra não dar muito spoiler =p

Photo by Callie Morgan on Unsplash