Resenha: Exorcismos, amores e uma dose de blues – Eric Novello

/Editora Gutenberg/Resenhas/

Editora: Gutenberg
Autor: Eric Novello
ISBN: 9788582351758
Edição: 1
Número de páginas: 336
Acabamento: Brochura
Compre: Amazon
Classificação EDS:  100 de 100 pontos

Tiago Boanerges é um mago nada convencional. Responsável por exorcizar oníricos fugitivos do mundo dos sonhos, viu o sucesso escorrer pelos dedos ao cometer um erro em uma missão. Demitido, sem amigos e com uma doença misteriosa, descobriu que a sorte é uma amiga traiçoeira e fugaz. Agora, anos depois de recuperar a saúde e transformar a má fama em uma profissão lucrativa, a sorte parece ter se lembrado dele mais uma vez. Uma proposta de seu antigo chefe pode ser a chance que esperava para dar a volta por cima e colocar a vida nos eixos – mas também mergulhar novamente nas armadilhas de um amor que pode lhe custar a vida. Neste Exorcismos, amores e uma dose de blues, Eric Novello nos proporciona diálogos diretos e sarcásticos, num cenário fantástico que tem muitos ecos de realidade.

Minhas impressões

Estava na Bienal de livros desse ano, triste e sem vontade de cantar uma bela canção, pois a grana estava curta, logo tive que escolher muito bem os livros que eu levaria.

Andando com duas amigas minhas, uma capa me chamou atenção. Tanto que fui pro stand pra saber do que se tratava o livro. Pra minha sorte, o autor estava no stand! Quem melhor do que o autor pra explicar sobre o livro? Mesmo ele dando alguns spoilers gostei do livro e comprei.

Já vou avisando que valeu muito à pena ter segurado a grana pra esse livro =)

I start talking
You don’t seem to care
Oh, I come home
And you are never there
I searched all over town
I can’t find you anywhere

Tiago Boanerges é um mago que foi “exonerado” de seu cargo no conselho de Hórus por um erro grave que cometeu. Alguns anos depois ele tem uma chance de se redimir. Seu antigo chefe revela que a musa está de volta e cabe a Tiago ajudá-lo a resolver isso, e assim, conseguir uma nova chance no conselho.

Tiago cai num dilema. Ele precisa aceitar a oferta para tentar recuperar o emprego, mas tem medo de não resistir à musa. E pra evitar contar muito do livro, é melhor eu falar como é o livro.

O livro é extremamente envolvente. Com um romance mal resolvido como base o autor vai formulando os personagens e a trama, que vão se encaixando perfeitamente com o mundo que ele adaptou. Falando nisso, uma sacada genial do autor foi a adaptação da realidade no livro. Usando elementos e lugares que conhecemos bem, e colocando uma realidade alternativa em cima. Isso evitou que ele precisasse explicar os detalhes de um mundo novo e assim focar-se na trama do livro. É perceptível também que na realidade do livro, quem tem “dons” como o de Tiago e de sua aprendiz são discriminados e o autor aproveita pra incutir no leitor que as diferenças devem ser aceitas. Nem todo mundo é igual em Libertà (nem aqui no nosso mundo fica a dica =p)

Tiago é um sedutor, mesmo com seu jeito meio desleixado conquista o leitor. Liz é do tipo de mulher forte e independente, daquelas que atrai magneticamente a atenção dos homens (não sei se ela era assim antes da musa). Por isso acho que a química dos dois foi perfeita para o livro. Adicionado à isso temos os personagens feéricos e oníricos que levantam a curiosidade no leitor de querer saber mais sobre esse mundo (porém temos doses pequenas no livro sobre esse mundo =[ ). Sem contar os lúdicos, que sozinhos dariam outro livro. Livro esse que eu espero que seja escrito ;]

Olhar nossos heróis de perto é um jeito clássico de nos decepcionarmos

Algo que pra mim define se o livro é bom ou não, é quando a trama consegue me surpreender. EADB (Exorcismos, amores e uma dose de blues) me fez parar algumas vezes, voltar e ler de novo pra acreditar na mudança repentina.

Enfim, EADB é mais um livro fantástico brasileiro que merece estar nas mesmas prateleiras que autores renomados como Raymond E. Feist, entre outros. O blues dá o ritmo ao livro, pra quem curte é um “plus”, mais uma estrela na classificação do livro. Tenha-o e guarde-o muito bem, senão o Marafo pode escapar =p

Bons sonhos, ou pesadelos. O que você preferir.

Até a próxima =)

PS: Ganhei um autógrafo o/

Compartilhe este link para ganhar pontos